BEM-VINDO AO SITE DO MOVIMENTO DAS FAMÍLIAS DOS PADRES CASADOS – ASSOCIAÇÃO RUMOS

Posse da Diretoria de Rumos no XVII Encontro Nacional no Recife
Diretoria Nacional de Rumos no XVII Encontro Nacional no Recife

Sejam muito bem-vindos ao nosso site! Neste mês de outubro de 2009 finalmente conseguimos realizar um antigo sonho do Movimento das Famílias dos Padres Casados, representado no Brasil pela Associação Rumos.

Nosso site está à disposição de todos que desejam conhecer um pouco mais o MPC e a Associação Rumos, bem como será um importante canal de comunicação com os padres casados de todo Brasil e do mundo.

O Movimento das Famílias dos Padres Casados (MFPC) / Associação Rumos faz parte da Confederação Internacional dos Padres Casados, movimento que reúne aproximadamente 150 mil padres dispensados do ministério sacerdotal em todo o mundo. No Brasil, somos mais de cinco mil padres casados, egressos da Igreja Católica Romana.

Posse da Diretoria de Rumos no XVII Encontro Nacional no Recife
Posse da Diretoria de Rumos no XVII Encontro Nacional no Recife

Entendemos que não infligimos qualquer preceito evangélico. Muito pelo contrário, temos a convicção, nascida da própria experiência, de que, se o celibato permite uma maior disponibilidade ao serviço do Reino, o casamento aproxima muito mais o padre dos problemas reais dos homens. O casamento do padre não significa empobrecimento, mas enriquecimento para a Igreja.

Com o site, nossa comunicação ficará mais ágil, rápida e com um alcance muito maior. Nosso site quer ser um instrumento aglutinador de idéias e de pessoas. Um instrumento criado para ajudar a Diretoria Nacional de Rumos a cumprir a tarefa de coordenar o Movimento das Famílias dos Padres Casados neste imenso Brasil.

Queremos ser, também, um instrumento ecumênico, visto que muitos padres casados, egressos da Igreja Romana, já estão exercendo o ministério sacerdotal em outras igrejas cristãs, de renovação e ampliação dos ministérios na Igreja. Bem como uma oportunidade de comunicação das nossas aspirações, sentimentos, trabalhos e contribuições para construção de um reino de amor, justiça e verdade.

Com a criação do site cumprimos uma das nossas metas como Diretoria Nacional, a de dotar a Associação Rumos de um instrumento moderno de comunicação que servirá de base para todas as ações do MFPC/Rumos.

Recife, 01 de outubro de 2009

Félix Batista Filho
Presidente da Associação Rumos / Movimento dos Padres Casados do Brasil

Respostas de 48

  1. Fiquei feliz em ver concretizado este sonho que já se arrastava há mais de dez anos. Foi preciso o zelo e a dedicação do Félix, nosso atual Presidente, para que esta semente de fraternidade fosse plantada. Espero que ela cresça e possa acolher todos os peregrinos que buscam nova face para a Igreja, toda voltada ao serviço do Reino e não ciosa de poderio e ostentação.
    Sic locutus est Virgolino, vulgo Lampião.

  2. Gostaria de parabenizar os organizadores deste site.
    Através deste site é possível que a rede se amplie e atinja bem mais pessoas que estão em busca de respostas para suas indagações e inquietações religiosas.
    Peço ao Espírito Santo que ilumine nossas mentes e corações para que possamos descobrir, nos emaranhados de tantos caminhos, qual o caminho que devemos seguir para realizar a Sua Santa Vontade.
    Que Deus nos abençoe!

  3. Caro amigo e companheiro Guerreiro:

    Estou a agradecer-te o link da v/ Associação de Padres Casados, que tiveste a amabilidade de me remeter. Já o arquivei nos meus favoritos e já lhe dei uma vista de olhos. Quero dizer-te que este género de artigos interessam sempre a toda a gente e, claro, a mim em particular.

    Entendo que o site está muito bem feito e muito bem concebido, tanto em termos de conteúdo, como em termos electrónicos. Podes estar certo de que o visitarei inúmeras vezes pois que eu, e como te disse, gosto sobremaneira de percorrer e ler estes meios de comunicação.

    Um grande abraço para ti e cumprimentos para a tua esposa, D.Irene. Sempre a considerar-vos.

    António Martins Ribeiro

    http://www.oanticorpo.com/

  4. parabens

    pelo evento e organização os padres casados devem se unir para forçar á igreja que viove na idade média mudar o seu conceito sobre o casamento…. é melhor ter padres casados do quemaus exemoplos que ocorrem em nosso cotidiano valeu sou á favor
    emanuel giuseppe gallo ingrao……

  5. parabens

    pelo evento e organização os padres casados devem se unir para forçar á igreja que viove na idade média mudar o seu conceito sobre o casamento…. é melhor ter padres casados do que maus exemoplos que ocorrem em nosso cotidiano valeu sou á favor
    emanuel giuseppe gallo ingrao……

  6. Gostaria de ler comentários sobre o último Encontro das Familias dos Padres Casados em Ribeirão Preto

  7. Gostaria de ler comentários sobre o Encontro de Ribeirão Preto. Mourão

  8. Estou iniciando uma nova vida, após 18 anos a serviço da Igreja. Quero trocar experiencias com as pessoas que ja passaram por esta experiencia

    Atenciosamente
    Joselito de Oliveira

  9. Há 17 anos deixei meu ministério. Sou casado no civil e jamais deixei de pensar no meu ministério. Gostaria de trocar experiências e conhecer mais sobre o Movimento.

  10. Gostaria que o Joselito entrasse em contato comigo para troca de experiência e assim nossas familias irão se fortalecendo. Também fiquei no ministério por 17 anos e as dificuldades não são pequenas mas vale a pena.

    abraços, outros que quiserem entrem em contato comigo.

  11. Enviei carta ao Ex.mo Cardeal CLAUDIO HUMMES, no Vaticano. E só pesquisar entre católicos para ver como os Pastores de outras religiões casados são mais conceituados do que os Padres solteiros. Pena que a ditaduta do Vaticano esconde tudo pelo bem da verdade há uma pratica usual de Padre praticar sexo. É tempo de ouvir as vozes das comunidades para saber: Todos são a favor de Padres com Família, ordenações de freiras para consagrar. Estamos vivendo: Povo Cristão atualizado e Vaticano parado no seculo passado.
    As Comunidades não aceitam mais escandalos fornecidos por Padres que consagram. Tem limites sagrados a respeitar!!!
    Cordialmente Guido

  12. Sou solidária a luta de vcs, imagino o conflito daqueles q ainda não deixaram a igreja, mas que têm o forte desejo de construir uma família.
    Vocês estão de parabéns, sabemos que essa luta não está perto de terminar, mas quero deixar aqui um recado: não desistam nunca.
    Parabénnnnnnnsssssssssssssss.

  13. Exercici o minstério sacerdotal durante 16 anos e meio; há quase quatro deixei o ministério. Gostaria de conhecer mais o movimento, e trocar experiências.

  14. É MUITO IMPORTANTE A VIDA SACERDOTAL PARA A IGREJA E MELHOR SERIA PARA MUITOS E MUITOS SE ESSA VIDA PUDESSE SER PARTILHADA AO LADO DE UMA MULHER, PELO SEU CARINHO E PELA SUA TERNURA. FORÇA E CONVICÇÃO NA FÉ PARA OS QUE ESTÃO NO MINISTÉRIO OFICIAL DA iGREJA E PARA OS QUE SÃO PROTAGONISTA DE UM MINISTÉRIO NÃO OFICIAL, PORÉM, TAMBÉM VERDADEIRO E FECUNDO NA VIDA DA IGREJA MATHER.

  15. É SEMPRE NECESSÁRIO TER A SABEDORIA DE QUE QUANDO FALAMOS DE PADRES CASADOS OU QUE ELES PODERIAM EXERCER O MINISTÉRIO OFICIAL TAMBÉM, NÃO SIGNIFICA QUE A iGREJA ESTARIA DIMINUINDO-SE, MAS CRESCENDO PELO FATO PRIMEIRO DE TERMOS UMA EXPERIENCIA DIFERENTE CONCRETAMENTE, DE PRESBITEROS PASTOREANDO NOSSAS INUMERAS COMUNIDADES, AS QUAIS PODERIAM SEMPRE MAIS TER A OPORTUNIDADE DE CELEBRAR A EUCARISTIA. TAMBÉM NÃO HÁ RAZÕES HOJE DE VIVERMOS COMO IGREJA DE MINISTÉRIO ORDENADO EXCLUSIVO PARA HOMENS SOLTEIROS. PRECISAMOS AMADURECER SEMPRE MAIS, SOBRETUDO NOSSA ESPIRITUALIDADE. É TAMBÉM PRECISO AGIR COM DIÁLOGO DIANTE DAS DIFERENÇAS LATENTES, E NÃO FAZERMOS DESTAS DIFERENÇAS PRETEXTO PARA DEIXARMOS NOSSA MISSÃO, NOS CONFIADA PELO BATISMO.

  16. Adauto,

    Gostaria que você informasse a cidade e estadp onde mora, assim poderíamos lhe indicar alguns amigos para contato no seu estado. Envie uma mensagem para meu e-mail: enochbrasil@yahoo.com.br, indicando também seus telefones. Aguardo sua informação.
    Enoch Brasil (85.32351748)

  17. Sou Sacerdote há 13 anos e há dois deixei de exercer o ministério. Gostaria de mais informações sobre essa iniciativa.

  18. EU ACHO UM ABSURDO , SE ESSE PADRES SE CONSAGRARÃO A JESUS CRISTO É SÓ A ELE QUE SE DEVE PERTENCER E PARA ELE QUE SE DEVE VIVER , SE SEU CHAMADO ERA O CASAMENTO ENTÃO PORQUE SE CONSAGROU A DEUS ? POR FAVOR NÃO SE CONDENEM , VIVAM PARA DEUS E SÓ A ELE SERVIRAS E AMARAS ATÉ A ETERNIDADE

  19. Prezado José Maria, seu argumento padece de fundamento bíblico, teológico e humano.
    Os primeiros padres escolhidos pelo próprio Jesus, os apóstolos, eram casados.
    Até o século XI todos os padres católicos se casavam.
    Na Igreja católica oriental os padres católicos se casam até hoje.
    A consagração ao serviço de Deus como padre em nada impede o casamento dos padres!
    Aprofunde-se na história da Igreja e na bíblia, e verá que tenho razão.
    Giba

  20. Sou a favor que o Sacerdote decida se casa ou não.Deus nos deu o livre arbítrio.ele estaria vivendo dois sacramentos ao mesmo tempo Sacerdócio Ministerial e Matrimônio, os dois são frutíferos em obras para Deus.Ser Padre- Ser Pai.Nao só espiritualmente, mas carnalmente.
    Avanços:
    “João Paulo II tornou o processo mais demorado, mas Bento XVI está limpando a mesa”, diz o teólogo Afonso Soares, professor da PUC-SP. Além de promover a tal limpeza, o novo papa surpreendeu, em agosto do ano passado, ao aceitar que o ex-pastor anglicano David Gliwitzki, casado e pai de duas filhas, e tornasse padre.
    @Dra.Sol8 twitter

  21. ola.. a paz do senhor jesus, meu nome é taisa eu venho em meio a esse depoimento em uma pergunta. pq o motivo de adora tantas imagens se o própio jesus diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas àguas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem.”(Ex 20,4-5) pq????? pois na biblia diz assim . n estou jugalndo só quero saber msm e tb n me juguem por eu ser cristão amem beijoss e abraços fiquem na pas
    jesus te ama !!!!!!!!!!!!

    o meu facebook e´tata_milu@hotmail.com

  22. Prezada Taisa, sua pergunta e dúvida tem uma resposta bem simples:
    na igreja católica nós NÃO ADORAMOS as imagens de nossas igrejas ou outros locais. Apenas as VENERAMOS.
    Venerar não é adorar. Só a Deus podemos e devemos adorar.
    Venerar é amar, é estimar, e elogiar. Você faz veneração a pessoas legais, como seus pais, amigos, heróis da pátria, etc.
    Assim como você pode venerar uma fotografia ou imagem de seu pai ou mãe, pode venerar a imagem (fotografia) de São Pedro (primeiro papa), de Santa Terezinha, etc.
    Entendeu a diferença?
    Abraço do Giba

  23. Olá pessoal, paz e bem!
    Sou professor de teologia e estou orientando um Artigo Científico com o tema Como a Igreja pode aproveitar os padres casados na missão evangelizadora. Gostaria de saber se vocês tem referencial teórico sobre esta questão.
    Atenciosamente
    Jairo da Mota Bastos

  24. SOU EX PADRE EMBORA NÃO GOSTE DE ASSIM SER CHAMADO. NA VERDADE POUCAS PESSOAS AO MEU REDOR SABEM DISSO, CONTO ATUALMENTE COM 65 ANOS DE IDADE E ESTOU ESCREVENDO PARA DAR MEUS PARABÉNS PARA TODOS VOCÊS DO SITE E PELA CORAGEM (QUE EU NÃO TIVE)DE ENFRENTAR SECULOS DE REPRESSÃO. A AMADA MADRE ESTÁ EM VIAS DA GRANDE MUDANÇA (OU MUDA OU MORRE) VOU GOSTAR DE VER A CARA DOS RELIGIOSOS DE HOJE QUE POSSUEM A MENTALIDADE MEDIEVAL, DE TEREM DE ENGOLIR A NOVA IGREJA,
    QUE MARIA ABENÇOE A TODOS
    FRATERNALMENTE
    LEDO

  25. Prezadi Iedenildo, seja bem vindo ao nosso meio MFPC!
    Visite sempre nosso site, e leia nosso jornal Rumos, do qual sou o editor. As edições do jornal encontram-se neste nosso site.
    Gostaria eu de saber notícias suas: residência, endereço, família, etc. envie-me pelo meu e-mail gilgon@terra.com.br e fico-lhe agradecido. Gilberto (Giba)

  26. É preciso que a mãe reconheça que todos os filhos tem um pensamento diferente. Não penso que a igreja deva extinguir o celibato e sim dar ao candidato ao sacerdócio o direito de se consagrar a Deus espontaneamente, casado ou solteiro que possam viver inteiramente a serviço do reino.

  27. O celibato na Igreja tornou-se obrigatório no século 4º, para atender interesses econômicos do poder religioso dominante, mas já naquela época não era observado, e nos séculos posteriores, sabe-se que Papas, Bispos e Padres não foram e não são fiéis a ele. Portanto, já passou da hora de mudar.

  28. celibato obrigatório traz como consequência dois pesos e duas medidas: para quem se casa arca com a marginalização e para quem é infiel e mantem relações sexuais arca com o silêncio da hierarquia.

  29. Olá pessoal!

    Li alguns comentários e observei que muitos tem bons argumentos que nos ajudam a crescer no bom discernimento de vida e seguimento de Jesus Cristo.
    Sou sacerdote religioso e há pouco mais de um ano pedi afastamento de minhas atividades presbiterais e neste tempo deu para sentir o grande amor bondoso e misericordioso de Deus e reavaliar muitas coisas na minha vida. estou com uma esposa, mas o meu sonho é voltar a doar minha vida pelo reino de Deus no serviço da igreja, mantendo meu trabalho e a minha família que constitui.
    um grande abraço aos demais companheiros de caminhada e a todos os que acreditam na missão dos escolhidos por Deus. ‘ não fostes vós que me escolhestes mas fui eu que vos escolhi…’

  30. Sou padre casado. Eu e minha esposa somos casal formação da Pastoral Familiar, Regional NE. V; Eu sou membro da Equipe de Formação da Diocese de Bacabal-MA; Somos Coordenadores paroquiais da Pastoral dos Coroinhas e na Comunidade Matriz da Paróquia de Sat’Ana sou o coordenador do Conselho e minha esposa é a Tesoureira.
    Assim quero dizer que embora não seja fácil enfrentar os obstáculos mas procurando espaço e não se deixando abater pelas críticas, vamos avançando na construção do Reino de Deus aqui na terra. Parabéns pelos que não desistem de lutar e permanecem firmes na fé!

  31. Prezado irmão padre casado Francisco, sou também padre casado, catarinense. Sou o Editor do jornal RUMOS, dos padres casados do Brasil.
    Certamente você é leitor do mesmo, via internet. Todas as edições constam em nosso site http://www.padrescasados.org que você visita.
    Seja bem-vindo ao nosso movimento. E parabéns por sua atuação – e de sua esposa – em Bacabal.
    Certamente você conhece nosso maior líder João Tavares, de São Luís. Seu e-mail: tavaresj@elo.com.br
    Eu convido você a entrar em contato com ele, já que ele tem boas novidades para lhe repassar.
    João e eu é que alimentamos diariamente nosso site com matérias, artigos e notícias.
    Fraterno abraço.
    Gilberto (Giba).
    Aceite meu cordial abraço

  32. parabéns a todos os padres que tiveram a coragem de casar (Deus fez o homem e uma companheira para ele) preguem suas experiências e divulguem folhetos e jornais para ajudar a ESCLARECER os milhões de católicos de todo o mundo. Encaminhem suas correspondências a todas a s igrejas do país para que todos saibam de sua existência. Não canso de falar a todos por esta bela e abençoada decisão vossa. PARABÉNS — DIVULGUEM, DIVULGUEM, DIVULGUEM. Meu endereço é – Pedro Miranda – Rua Alfredo Abrahão, 85 – Guaíba – RS – cep: 92500-000

  33. gostaria que tirase uma duvida a respeito de padres que se afasta pra casar.quando um padre pede afastamento quanto tempo leva pra igreja liberar ele?

  34. preciso que vcs me ajudem por favor!!!!!pois essa pessoa tem 8 anos que perdir o contato com ele!

  35. Prezada Luzia, respondendo: o tempo do pedido de liberação, ou melhor, de autorização para casar, varia de caso para caso. Há padres que esperaram anos para receber. Outros, apenas meses. O meu caso demorou apenas 3 meses. Giba

  36. Luzia, não sabemos de quem se trata. Favor esclarecer-nos: nome e residência. Giba

  37. entendir ainda mais que não e Brasileiro acho que e mais dificil …obrigada pela sua resposta.

  38. O movimento das famílias dos padres casados vai muito bem obrigados somos um grupo de ex- padres idosos que procuram se ajudarem permanente mente . Nossas familias mais jovens nos ajudam bastante ; Agora nossa próxima tarefa é festejar o natal na residência de nosso colega Rocha .

  39. Parabens pela realização do Vigésimo encontro

  40. Gostaria de interagir com este movimento, pois apesar de não serem mais “Padres”, eu tenho um grande consideração e carinho por esta classe, que as vezes são pouco entendido por aqueles que tem dificuldade de conviverem com o diferente. Paz e Bem a todos.

  41. Quero conhecer mais sobre o Movimento.Pois eu também sou padre casado.Moro no Rio de Janeiro- RJ. Pertencia a Ordem dos Freis Agostinianos.

  42. Prezado colega/irmão no sacerdócio Alexsandro, foi alegria receber seu comentário e desejo de integrar nosso Movimento das Famílias de Padres Casados.
    Sou o Giba (Gilberto) editor de nosso jornal bimestral RUMOS, do qual lhe envio a última edição 243, no seu e-mail.
    As demais edições do jornal também constam neste nosso site.
    Caso se interesse em ser assinante do mesmo, veja como fazer, na pág.2, em EXPEDIENTE. (50,00 pela assinatura anual, ou 150,00 como sócio da Associação Rumos – AR.
    Moro em Florianópolis SC.
    Teremos nosso próximo XXI Encontro Nacional em janeiro de 2017, em Brasília. No jornal consta como agendar sua presença, a qual muito nos honrará.
    Aceite meu fraterno abraço
    Giba (Gilberto)

  43. Ser um ex.Padre, não que dizer que o homem perdeu a sua identidade perante Deus, mas pelo contrario continua na busca incessante desta graça. Com as ideias progressista do Papa Francisco, muitas coisas tem mudado e esperamos que novos pensamentos e mentalidades vem a surgir dentro deste século, principalmente no que se refere a novas aberturas, pois o homem não pode tornar-se escravo de situações criadas pelo próprio homem ao ponto de aniquilar-se por regras que vem contra toda a liberdade pregada pelo próprio CRISTO.

    Expedito Scheffer – Colatina-ES
    Teólogo/Psicanalista

  44. Sou católico, entendo que o Celibato deveria ser uma decisão opcional, precedida de um período de reflexão e experimentação, acompanhado por padres e leigos que tenham condição de exercer tal função. Os pastores se casam e nem por isso são criticados. Os leigos se casam com as bençãos da Igreja.
    Sou advogado em São Paulo, também cantor e compositor popular. Tenho uma música que aborda (apoiando) o padre casado. Gostaria que me contassem, pelo meu WhatsApp
    (11 ) 9 9331-6737, para que lhes envie o áudio e a letra. Explico quem cantou foi um cantor pago para isso (não é minha voz). A ideia é que um Padre seja o intérprete. Também farei um contrato, doando todos os dividendos financeiros, surgidos pelos DIREITOS AUTORAIS, celebrado em contrato.
    Paz e bem.
    Dr Nilson de Oliveira Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *