A vida, no entanto, nos coloca circunstâncias com certos limites. Aquele jovem em fase
terminal que se julgava ateu, desejava acreditar em algo e não conseguia.
Preciso ver para crer. Acredite se quiser. Verdade? Construo casas, prédios, fabrico tudo que preciso, para que Messias? (Herodes, filme Mary) A revelação como a manifestação de Deus na história na pessoa de Jesus de Nazaré aconteceu e continua acontecendo. A questão é como foi e continua sendo recebida, interpretada.
Para os cristãos o referencial é a fé. O testemunho da adesão e seguimento de Jesus de Nazaré inicialmente não traduz uma fé no seu sentido pleno “ a fé é confiança que não se deixa dissuadir” (JJ, 250). A fé neste aspecto se consolida após Pentecostes. A fé é um dom de Deus, concedido pelo Espírito Santo, e ela se desenvolve à medida que ouvimos a Palavra de Deus e a colocamos em prática. (g.) Como a semente precisa ser alimentada.
De fato, o que encontramos na trajetória de Jesus foram situações que expressam fé no poder e na compaixão de Jesus. Nos discípulos há uma manifestação diversificada da fé. Jesus elogia a fé de pagãos, a fé duvidosa dos discípulos. Mostra que é mais qualitativa que quantitativa (grão de mostarda). A arte do impossível (para Deus tudo é possível).
Talvez fosse interessante analisar até onde vai a capacidade humana e a capacidade crente. Qual seria o limite entre o natural e o espiritual. Por exemplo, muitas decisões religiosas são a partir da fé ou da vontade política?
A vida, no entanto, nos coloca circunstâncias com certos limites. Aquele jovem em fase terminal que se julgava ateu, desejava acreditar em algo e não conseguia. Parece que, quando o limite humano chega, a ânsia do limite eterno começa. Entre os muros sem saída, o salto da fé nos lança fora. Entre o primeiro choro e no último suspiro, pela fé, seguro na mão de Deus. A firmeza, a consistência, a confiança em Jesus de Nazaré afasta qualquer medo e nos lança para o salto no escuro, que se transforma em luz eterna.
Fortaleza, 15.01.2025 Ozanir Martins Silva