A homilia chegou a ser entendida como um “Novo Pentecostes”.
A presença fraterna de Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito da Diocese de Campanha, Minas Gerais. Texto de Hermínia Maria Firmeza, esposa do padre Luiz Sérgio, casal coordenador do encontro nacional de Belo Horizonte.
“Nesse XXIV Encontro Nacional fomos acompanhados 100% pelo D. Diamantino, que também celebrou a Eucaristia por duas vezes. Na Missa de encerramento, em sua homilia, acabou por dar “um pito encostado”, ressaltando que temos na Igreja Doméstica e na comunidade amplo ambiente, inclusive de liberdade, para evangelizar, não se devendo ficar preocupado com estruturas, que inclusive por muitas vezes não exerce sua função, tornando-se um peso na manutenção.
A homilia chegou a ser entendida como um “Novo Pentecostes”. Em 2023, No Encontro Nacional em Salvador, na Bahia, a tônica na sinodalidade foi a acolhida e consolidação da opção realizada, seguida de acompanhamento na regularização educacional, civil e canônica do padre católico casado.
Agora em2025, no Encontro Nacional em Belo Horizonte, a tônica foi a consciência de uma Igreja Doméstica e seus desafios no processo de envelhecimento do casal, na criação dos filhos diante da TI e AI, na relação Intra e Extra Institucional do MFPC.
É, portanto, fundamental refletirmos sobre essa Igreja Doméstica e seus desafios, dentre os quais, apresentar à comunidade um novo modelo de família construída sobre bases evangélicas como amor, diálogo, tolerância etc, com vistas a uma saudável realização pessoal, fundamental para uma vida plena”.
Hermínia Firmeza.