A Justiça condenou o frei Paulo Back, que era pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, Sul de Santa Catarina, a 20 anos de prisão em regime fechado por abuso contra dois jovens menores de 14 anos.
A sentença é do juiz juiz Felippi Ambrósio, titular da comarca de Forquilhinha. A ação penal, proposta pelo Ministério Público, teve denúncia recebida pela Justiça em 19 de julho deste ano.
Ao longo do processo – a que o frei respondeu recolhido no presídio Santa Augusta, em Criciúma – foram ouvidas mais de 30 pessoas, entre vítimas, testemunhas e o próprio acusado.
O frei foi preso em julho deste ano. Segundo o MP, cometia abusos contra alunos que frequentavam a catequese, a maioria na faixa etária de 11 a 13 anos.
Nos dois casos a que se refere a condenação, os delitos foram cometidos no ato da confissão religiosa que antecedia a primeira comunhão dos jovens.
O magistrado negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, principalmente pelo fato de ele ter aguardado o julgamento encarcerado, como forma de assegurar a ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal.
“Se os indícios extrajudiciais autorizavam a custódia cautelar, com muito mais razão autorizam a sua manutenção neste momento, pois demonstrada, pela prova submetida ao crivo do contraditório, a existência da materialidade e da autoria de parte dos crimes que foram imputados ao réu. A ordem pública exige a manutenção da prisão, haja vista a gravidade dos fatos praticados em face de crianças e adolescentes, atingindo-lhes a dignidade sexual”, escreveu o juiz Ambrósio na sentença.
Ainda cabe recurso da decisão no Tribunal de Justiça de SC. O DC ainda não conseguiu contato com o advogado do frei para ouvi-lo a respeito.
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2012/12/frei-e-condenado-a-20-anos-de-prisao-por-abusos-em-forquilhinha-no-sul-de-santa-catarina-3986071.html
Respostas de 3
quousque tandem catilina…
Se a justiça tem provas, então está certo que o condenado sofra as conseguências.
Por outro lado, se é verdade que o Frei Paulo foi transferido para Forquilhinha, cidade natal dele, a fim de “corrigí-lo”, então é sacanagem por parte dos superiores dele, pois Frei Paulo é um doente e precisa ser tratado. Quem o conhece sabe que ele é uma pessoa boníssima, super dedicada, trabalhador aos extremo, de tal modo que muitos paróquianos não se conformam com o que ele fez. Quantos outros padres ainda estão e irão cometer abusos sexuais em crianças e em jovens? E o que estão fazendo para eles seus bispos e seus demais superiores? Só transferir? Frei Paulo, como tantos outros, entraram no seminário com 10 ou 11 anos. Não seria bom acabar com este tipo de seminário para crianças? Criança só quer brincar.
Numa sociedade tão evoluída em que vivemos, não está na hora de incriminar os responsáveis de “produção” de homens assim? Até os minerais sabem que essa estrutura de celibato obrigatório é perversa. Não é o primeiro caso…os bispos sabem, o papa sabe que no mundo inteiro há vítimas e vítimas dessa estrutura malígna e nada acontece em mudanças urgentes.Não adianta combater a fome ou a miséria sem combater as causas que as provocam…não adianta prender ou combater as vítimas de uma estrutura religiosa, sem mudar ou acabar de vez com essa estrutura e responsabilizar os produtores da mesma.