RELIGIÃO – Hünermann: as mulheres devem finalmente entrar no clero

Na Igreja Católica alemã, o diaconato das mulheres é uma questão há anos. Peter Hünermann, ex-professor de dogmática em Tübingen, vem defendendo isso veementemente há muito tempo. E ele não se contém nas críticas. Em uma entrevista ao katholisch.de, ele explica o porquê.

A reportagem é de Madeleine Spendier, publicada por Katholisch.de, 18-03-2025.

Peter Hünermann é considerado um dos mais importantes teólogos alemães. De 1971 a 1982, o padre, hoje com 96 anos, ensinou dogmática na Universidade de Münster e depois na Universidade de Tübingen até sua aposentadoria em 1997. O ex-professor de dogmática vem defendendo o diaconato das mulheres há décadas. Em uma entrevista ao katholisch.de, ele explica seus motivos.

Eis a entrevista.

Professor Hünermann, o senhor testemunhou o Concílio Vaticano II e também a introdução do diaconato permanente para os homens. De acordo com o direito canônico, a ordenação ainda é reservada apenas aos homens…

Não acredito que seja a vontade de Deus.

Então seu desejo seria que as mulheres se tornassem diaconisas?

Sim, as mulheres devem ser ordenadas como diáconas. Este ofício sacramental deve finalmente ser aberto às mulheres. Estamos esperando por isso há muito tempo. Eu sei que as decisões da igreja são processos lentos. É preciso muita paciência.

O argumento de que Jesus chamou apenas homens para serem apóstolos é repetidamente apresentado…

Isso é simplesmente errado. Por exemplo, Jesus também chamou Júnia e Maria Madalena para serem apóstolas, testemunhas da ressurreição. Eles são mencionados pelo nome no Novo Testamento. Os ofícios pós-apostólicos na Igreja surgem do trabalho dos apóstolos. Portanto, é justo esperar que as mulheres ocupem cargos na Igreja na sucessão dos apóstolos. É simplesmente errado que os homens de hoje na igreja não queiram ver isso. Quando a Hagia Sophia, a catedral de Constantinopla, foi concluída no século VI, 56 diaconisas pertenciam ao clero da catedral.

Você diz que as mulheres devem estar no clero?

Sim, as mulheres podem ser clero. É tolice ainda excluir as mulheres deste ofício eclesiástico hoje em dia. Não há fundamento teológico ou bíblico contra isso.

Você consegue entender que é exaustivo para as mulheres ouvir argumentos contra a ordenação de mulheres repetidamente?

Sim, eu sei sobre isso. Essas relações de poder foram estabelecidas ao longo de cerca de dois mil anos desde a antiguidade. Você só pode alterá-los passo a passo.

Há uma eremita que disse em uma entrevista que gostaria de celebrar a Eucaristia e dizer as palavras de consagração. O que você acha disso?

O fato de ela ser mulher não é contra isso.

Fonte: Site Instituto Humanitas Unisinos
Matéria Completa: Acesse Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *