ARTIGO – RELATIVIZAR O QUE É RELATIVO

A Igreja Católica tem sérias dificuldades para se adaptar aos tempos e isso não é novidade para ninguém. Carregando nas costas uma história de vinte séculos, essa instituição que preserva uma comunidade com uma missão, passou por realidades e tempos que sequer conseguimos imaginar. No entanto, o desafio parece aumentar nos últimos decênios, pois a velocidade com a qual as mudanças acontecem é algo que a Igreja nunca enfrentou.

Em um momento em que o Papa pede uma conversão sinodal de toda a instituição e de seus mecanismos caducos, uma questão precisa ser enfrentada com seriedade e realismo: a crise nas vocações. Poucas são as igrejas particulares (dioceses) que possuem abundância de vocações. Realidades como partes da África e da Ásia ainda estão bem nutridas de vocações, mas não se pode dizer o mesmo da velha Europa, nem da América Latina.

Uma parte considerável da vida religiosa parece estar entrando no ocaso de sua existência. Comunidades formadas por idosas e idosos. Imensos seminários e conventos vazios. Províncias se fundindo para que as forças que restam possam dar conta das estruturas que foram sendo construídas ao longo de seculares histórias. A vida consagrada feminina sangra ainda mais que a masculina, pois a mulher nunca teve um lugar preciso na estrutura da Igreja. O grande jardim da Igreja está em pleno inverno!

Contudo, as dioceses e seus padres também começam a sentir o peso de um mundo que caminha sem olhar para trás. Dioceses europeias, outrora imensas exportadoras de missionários pelo mundo, estão com um clero envelhecido e com paróquias vacantes. O Brasil já começa a sentir a força desse mesmo processo. Em primeira pessoa falo pela diocese de onde sou oriundo. No passado chegamos a ter tantas vocações à vida presbiteral que chegamos a oferecer seminaristas para outras dioceses menores. Padres foram enviados em missão por todo o país. Bispos foram ordenados para pastorear outras dioceses. Hoje parece que a fonte começou a secar. O sul do Brasil, que considerava a si mesmo como um “celeiro vocacional” sente o inverno eclesial a nível vocacional bater à porta.

Explicações? Talvez tantas. Pode-se culpar a secularização? Em partes, mas não se pode dar toda a culpa a ela. Secularização em sentido positivo é colocar as esferas civil e religiosa em seus devidos lugares, sem intromissões e interdependência. Foi graças a uma salutar secularização que os fanatismos do passado deixaram de fazer vítimas. Então, como entender esse período na vida da Igreja?

Bom, a sociedade atual oferece uma série de oportunidades aos jovens que antes não existiam. O acesso à educação e a uma qualificação profissional faz com que a maioria dos jovens sequer cogitem a possibilidade de pensar na vida presbiteral. As famílias cada vez menores encaminham os filhos para destinos profissionais “brilhantes”, garantindo ao fim do ensino médio o ingresso imediato na universidade. Além de que o crescimento do fundamentalismo religioso católico afasta da religião os jovens humanamente saudáveis e com cabeças arejadas intelectualmente.

É uma crise. A crise, no entanto, denuncia que existe vida, como recorda o Papa Francisco. Somente um organismo vivo pode ter febre. A questão é como curar a doença. Particularmente penso que essa crise não é ruim em si mesma. Antes, pode ser um sinal claro de Deus para que a Igreja mude. A Igreja demora a relativizar estruturas históricas defasadas. Basta pensar que os seminários, tomadas as devidas proporções, permanecem como foram pensados na sua origem, no Concílio de Trento (1545-1563).

Retirar os jovens do convívio familiar e comunitário e os manter por anos dentro da estrutura de seminários, provavelmente é uma maneira de formação destinada a cair por terra. A ideia do presbítero como um profissional do sagrado, dedicado integralmente à Igreja, também pode ser algo assustador para as novas gerações. A obrigatoriedade do celibato e a impossibilidade de homens casados terem acesso à ordem presbiteral é outro sério empecilho a ser estudado. O peso administrativo e decisório que se deposita nas mãos dos padres também é parte de um passado muito mais ligado a Constantino e aos velhos feudos que ao Evangelho de Jesus. E tudo isso é relativizável!

Tenho esperanças que a Igreja enfrente a crise de forma adulta, abandonando o que é caduco e se deixando conduzir pelos caminhos que o Espírito sugere. É possível que eu não veja as mudanças necessárias que trarão a primavera a esse imenso jardim. Porém, sei que elas virão, cedo ou tarde.

Pe. Leonardo Lucian Dall’Osto

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