ARTIGO – LUIZA ERUNDINA 90

  1. 1934 – 30 de novembro – 2024: a Deputada Federal Luíza Erundina (PSoL) completa hoje 90 anos. Nas veias e artérias do coração amoroso e  militante dessa mulher irredenta, nascida na pequena cidade de Uiraúna, na Paraíba, corre sangue vermelho em forma de utopia, corre luta, corre tenacidade, correm projetos de emancipação social e de  educação libertadora, construídos coletivamente com a parceria de mãos e mentes solidárias como as de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, por ela convocado para assumir a Secretaria de Educação da cidade-estado de São Paulo durante o seu mandato de Prefeita no período de 1989-1993.

 

  1. Nordestina como Paulo Freire (este de Pernambuco), Luíza Erundina, formada em Serviço Social, governou para todos a partir da periferia de São Paulo e nunca se dobrou ao preconceito (inclusive de setores da esquerda), à misoginia, ao machismo, ao racismo, à intolerância, à discriminação e à criminalização da política, sobretudo de parte da arrogância financeira da parte mais abjeta e majoritariamente branca da burguesia paulistana. Luíza Erundina, viva, plena de lucidez, generosa, sábia, é sobrevivente de um Brasil que em pleno século XXI continua atravessado e assolado pela mais degradada desigualdade social.

 

  1. Luíza Erundina, aos 90 anos, mulher de mil lutas, é o que há de mais saudável e ético nesse Brasil em que o Estado (por meio das instâncias governantes) trama contra o Estado Democrático de Direito. Luíza Erundina não se dobra, é cipó de aroeira em meio a uma casa parlamentar ocupada pelo que existe de mais reacionário e regressivo na política brasileira. Luíza Erundina merece lugar de honra no Panteão das Mulheres Irredentas, ao lado de tantas outras, indígenas, pretas, brancas, de todas as cores, mulheres da estatura de Elizabeth Teixeira (viva e a caminho de completar 100 anos em 13 de fevereiro de 2025) e Carolina Maria de Jesus, para aqui me ater a uma Trindade Paradigmática.

 

LUÍZA ERUNDINA, guerreira do povo brasileiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *